Serviços de Extensão a Comunidade

As atividades de extensão à comunidade desenvolvidas pelo GMG são variadas: algumas são realizadas de maneira regular, outras esporadicamente, conforme as oportunidades que se apresentam. As atividades dizem respeito predominantemente à divulgação dos conhecimentos concernentes às Ciências Geológicas, quer através do Museu de Geociências, instalado no IGc-USP, quer através da Estação Ciência da USP, ou ainda através de livros paradidáticos, cursos para pessoas de 3ª idade ou da comunidade em geral, palestras, entrevistas nos meios de comunicação, ou atendimento para consultas do público interessado.

No Museu de Geociências e na Estação Ciência há a participação ativa e constante de docentes do GMG, seja na área administrativa, na expansão e organização do acervo, no planejamento e montagem de exibições e no treinamento dos monitores para atendimento ao público. Também merecem destaque a confecção de coleções didáticas de rochas com o respectivo texto explicativo e a publicação de textos paradidáticos para o público infantil, na forma de historinhas com conteúdo geológico.

Várias das disciplinas optativas oferecidas pelo GMG reservam vagas para alunos externos à USP, que podem se matricular na condição de ?alunos especiais?, mediante justificativa do interesse pela disciplina. Também há diversas vagas reservadas para pessoas de 3ª idade, em conformidade com a política da USP para inclusão deste segmento da sociedade. Esporadicamente, são oferecidos no IGc cursos de complementação ou atualização para professores do 1º e 2º Grau, com participação de docentes do GMG.

Docentes do GMG são solicitados com freqüência a elucidar questões sobre assuntos de Mineralogia, Petrologia ou Geologia para os meios de comunicação, para instituições, empresas, ou para consulentes do público em geral, seja na forma de entrevistas, palestras, ou consultas individuais. Órgãos públicos, como a Polícia Técnica e o Ministério do Trabalho, recorrem ao GMG sempre que há problemas específicos da área de atuação do Departamento para resolver ou esclarecer. Neste particular, merece destaque o apoio analítico e metodológico que o Departamento prestou ao Ministério do Trabalho e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em questões referentes à contaminação de matérias-primas e ambientes de trabalho por partículas de minerais asbestiformes cancerígenos (“amianto”).

Mais recentemente, iniciou-se o desenvolvimento no GMG de estudos de Mineralogia e Petrologia aplicadas à manutenção e restauro de monumentos históricos e artísticos. Espera-se, através desta nova frente de pesquisa, contribuir para a manutenção do patrimônio histórico e artístico do Município de São Paulo e do Estado.