Iniciação Científica

A Iniciação Científica é um programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa. Busca, proporcionar ao aluno a aprendizagem de técnicas e métodos científicos decorrentes das condições criadas pelo contato direto com a pesquisa científica. O estudante pode desenvolver as atividades da Iniciação Científica utilizando-se de bolsas oferecidas pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa como FAPESP, CNPq, ou fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio.

Os bolsistas CNPq, deverão apresentar os resultados de sua pesquisa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).

O interessado em obter bolsas de IC, pode acessar os seguintes endereços:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  – www.cnpq.br

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPEP) – www.fapesp.br

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP foi instituído e é regulamentado pelas seguintes resoluções:

Resolução CoPq Nº 7.236, de 22 de julho de 2016

Resolução CoPq Nº7.312, de 24 de fevereiro de 2017

SIICUSP

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais. 

Todos os bolsistas dos programas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação Tecnológica (PIBITI) do Edital da USP, têm o compromisso de apresentar os resultados de suas pesquisas no SIICUSP.

A primeira fase do 26º SIICUSP para os estudantes do IGc/USP foi realizada no pátio do Instituto no dia 04/10/2018. Os estudantes com os trabalhos mais bem avaliados depois participam da etapa internacional do SIICUSP,  na qual podem concorrer a premiações.

 Etapa Internacional

Os trabalhos mais bem avaliados no evento do IGc/USP serão indicados para a Etapa Internacional do SIICUSP, a ser realizada em 22 e 23/11/2018. Mais informações estão disponíveis em http://siicusp.prp.usp.br/pt/home/