Estrutura Física

O CPGeo agrega 6 laboratórios e uma unidade administrativa (SECAD). Cerca de 70% da infra-estrutura laboratorial e administrativa está alocada no prédio principal do Instituto de Geociências, ocupando uma área de aproximadamente 950 mcom os laboratórios de Separação e Preparação (LSP), Química Isotópica (LQI), Espectrometria de Massas (LEM), Laser Ablation (LLA) e Isótopos Estáveis (LES). Os demais 30% funcionam em um prédio de 1.050m2 inaugurado em Dezembro de 2011 e construído exclusivamente para abrigar a microssonda iônica SHRIMP IIe/MC (Sensitive High Resolution IonMicroProbe; GeoLab SHRIMP), o Laboratório de Geocronologia de Gases Nobres (LGN) e o Laboratório de Mineralografia (LMin).

  • LSP | Laboratório de Separação e Preparação (materiais geológicos) – Realiza a preparação de amostras geológicas (rochas e minerais) para análises por espectrometria de massas. Inclui britador de mandíbula, pilões (mortar/pestle), moinho de bolas/de anéis de carbeto de tungstênio e peneirador mecânico para britagem, moagem/pulverização e separação granulométrica de amostras de rochas; mesas tipo Wiffley para concentração de minerais pesados por de fluxo hidráulico; separadores isodinâmicos tipo Frantz® para separação e/ou concentração de minerais por propriedades magnéticas; capelas de exaustão para purificação de minerais por gravimetria (líquidos densos: bromofórmio, iodeto de metileno, etc.); e lupas binoculares Leika para purificação de concentrados de minerais por catação manual. Inclui uma litoteca com área de aproximadamente 50 m2.
  • LQI | Laboratório de Química Isotópica – Realiza a dissolução ácida de amostras geológicas (rochas, minerais, águas, material particulado) para separação de elementos químicos de interesse por cromatografia de troca iônica em fase líquida. A instrumentação é diversificada e inclui capelas de exaustão e de fluxo laminar (classe 100), clean boxes, balança analítica Metler, destiladores de quartzo e de teflon, chapas de aquecimento, ultrassom e centrífugas, todos funcionando em ambiente restrito com sistema de insuflamento e climatização de ar com pré-filtros e filtros absolutos tipo HEPA que garantem pressão interna positiva (classe 10.000 ISO-7). O procedimento cromatográfico envolve o manuseio das amostras em conjuntos de colunas empacotadas com resinas orgânicas específicas (BioRad®, Sr/RE/LN-Spec®) para a purificação dos elementos de interesse para a análise final por espectrometria de massas.
  • LEM | Laboratório de Espectrometria de Massas (Fonte Sólida – TIMS, e de Plasma – ICPMS) – Determina as composições isotópicas de elementos químicos de interesse para fins geocronológicos e petrogenéticos. Inclui 3 espectrômetros de massas de setor magnético, sendo 2 termo-iônicos (TIMS): (i) marca Finnigan MAT, modelo 262, multicoletor [instalado em 1999], (ii) marca Thermo Scientific TRITON, multicoletor [instalado em 2008] e 1 com fonte de plasma (ICP-MS) Thermo Scientific NEPTUNE Plus, multicoletor [instalado em 2012], com sistema amostrador Aridus II/Cetac ASX-520.
  • LLA | Laboratório LA-MC-ICPMS – Realiza análises isotópicas in situ pelo método U-Pb, Lu-Hf e Sr/Sr em minerais, para fins geocronológicos e petrogenéticos. Inclui 1 espectrômetro de massas de setor magnético com fonte de plasma Thermo Scientific NEPTUNE, multicoletor [instalado em 2009], com laser marca Teledyne, modelo Excimer 193 nm [instalado em 2019].
  • LES | Laboratório de Isótopos Estáveis – Determina razões de isótopos estáveis, 13C/12C e 18O/16O, medidos em amostras de rochas/minerais carbonáticos para subsidiar o entendimento de processos supérgenos e ambientais. Inclui 3 espectrômetros de massas de setor magnético Delta Thermo Scientific com sistemas de extração tipo GasBench [instalados em 2004, 2011 e 2014].
  • LGN | Laboratório de Geocronologia de Gases Nobres – Determina razões isotópicas 40Ar/39Ar em rochas e minerais irradiados por fluxo de nêutrons rápidos via aquecimento progressivo a laser. Inclui 2 espectrômetros de massas de setor magnético com fonte gasosa (NGMS): marca MAP, modelo 215-20, monocoletor [adquirido em 2001] e marca Thermo Scientific ARGUS VI, multicoletor [instalado em 2011]. A irradiação das amostras é feita através de parcerias comerciais com os reatores nucleares de pesquisa do CNEN/IPEN (IEA-R1) e da Oregon State University (TRIGA/CLICIT).
  • SECAD | Secretarias Administrativas – Dá suporte às atividades administrativas da Diretoria e dos laboratórios do CPGeo.