Ensaios Analíticos

O CPGeo disponibiliza para a comunidade científica e setor produtivo um conjunto de ensaios analíticos executados via métodos isotópicos convencionais e não convencionais, além de eletromicrografias e preparação de amostras que podem ser aplicados a materiais geológicos, ambientais e arqueológicos com finalidades diversas. Segue a lista dos ensaios oferecidos.

Método 40Ar/39Ar
Análises realizadas em espectrômetros de massa de gases nobres (NGMS), marca/modelo MAP 215-50 e Thermo Scientific ARGUS VI, via aquecimento a laser Nd:YVO4 (visível próximo, 532 nm, Verdi 6W Coherent). Aplicação em geocronologia.

Método Rb–Sr
Análises realizadas em espectrômetros de massa de termo-ionização (TIMS), marca/modelo Thermo Fisher MAT 262 (Rb) e Thermo Scientific TRITON (Sr). Aplicação em geocronologia (método isocrônico) e caracterização de fontes e processos geológicos (razão isotópica de Sr).

Método Sm–Nd
Análises realizadas em espectrômetros de massa de termo-ionização (TIMS), marca/modelo Thermo Scientific TRITON, e de ionização por plasma (MC-ICPMS), marca/modelo Thermo Scientific Neptune Plus. Aplicação em geocronologia (método isocrônico) e caracterização de fontes e processos geológicos (razão isotópica de Nd).

Método Pb–Pb
Análises realizadas em espectrômetro de massa de termo-ionização (TIMS), marca/modelo Thermo Fisher MAT 262. Aplicação em geocronologia (método isocrônico) e caracterização e discriminação de fontes e processos geológicos e ambientais (razões isotópicas de Pb).

Isótopos não–convencionais (Cu-Zn)
Análises realizadas em espectrômetro de massa de ionização por plasma (MC-ICPMS), marca/modelo Thermo Scientific Neptune. Aplicação em caracterização e discriminação de fontes e processos geológicos e ambientais.

Método U–Pb in situ
Análises realizadas em espectrômetro de massa de ionização por plasma (MC-ICPMS), marca/modelo Thermo Scientific Neptune, acoplado a laser Excimer 193 nm (Teledyne). Aplicação em geocronologia.

Método Lu–Hf in situ
Análises realizadas em espectrômetro de massa de fonte plasma (MC-ICPMS), marca/modelo Thermo Scientific Neptune, acoplado a laser Excimer 193 nm (Teledyne). Aplicação em geocronologia e caracterização de reservatórios geológicos.

Isótopos Estáveis (C-O-H)
Análises realizadas em espectrômetros de massa de razão isotópica (IRMS), marca/modelo Thermo Scientific Delta V e DeltaPlus Advantage. Aplicação na caracterização e discriminação de processos geológicos e ambientais.

MEV
Microscopia eletrônica (SEM, CL, BSE) de varredura e microanálises químicas por espectrometria de energia dispersiva de raios X em equipamento VPSEM FEI Quanta 250. Aplicação na caracterização de materiais em estado sólido, em geral.

Preparação de amostras geológicas
Procedimentos de britagem, moagem e peneiramento de rochas, e técnicas de separação de minerais por fluxo hidráulico, magnetismo e densidade.

Legenda

NGMS: Noble Gas Mass Spectrometry
TIMS: Thermal Ionization Mass Spectrometry
(MC) ICPMS: (Multicollector) Inductively Coupled Plasma Mass Spectrometry
IRMS: Isotope Ratio Mass Spectrometry
SEM: Scanning Electron Microscopy
CL: Cathodo Luminescence
BSE: Back-Scattered Electrons